E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Marabá debate estratégias para atração de novos investimentos

Representantes dos municípios de Marabá e Barcarena participaram nesta quarta-feira (22) do workshop “Interiorização e Capacitação em Atração de Investimentos para os municípios do Pará”. A programação, oferecida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), foi realizada na sede do órgão, no bairro de Nazaré, em Belém. Os participantes receberam orientações sobre atração de investimentos, debateram as potencialidades de cada região e ficaram a par das ações em curso promovidas pela Companhia e que poderão ser replicadas nos municípios.

De acordo com Flávio Correia, gestor executivo da Associação Comercial e Industrial de Marabá, o encontro fortaleceu os compromissos firmados em conversas anteriores e foi importante para estabelecer os próximos passos em direção à nova dinâmica de atração de investimentos para o Pará. “Esta é uma iniciativa que tem um planejamento específico, funcional, com reais possibilidades de execução. E no caso de Marabá, não deixa de considerar a prefeitura e a Associação Comercial como parceiras potenciais do Estado”, disse.

Para Alzira Brito, secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Barcarena, com esta iniciativa, Estado e municípios poderão somar benefícios e atrair mais investimentos por meio de uma gestão participativa e integrada, na qual todos os envolvidos contribuem. “Este tipo de ação é fundamental para a prospecção de novos investimentos para o Estado, especialmente porque dá aos municípios a oportunidade de participar ativamente desse processo”, afirmou.

“O nosso objetivo com essa capacitação foi trazer os representantes dos municípios para conhecer as instalações da Codec e apresentar a atual dinâmica de atração de investimentos do Estado”, explicou Ricardo Carneiro, gerente institucional da Companhia. Com foco nessa diretriz foram apresentados os dados econômicos dos municípios e discutida a repactuação do programa de competitividade dos distritos industriais, que entre outros prevê a reorganização fundiária, melhorias na sinalização, pavimentação e segurança nas áreas distritais.

Participaram do workshop representantes da Associação Empresarial de Barcarena (Asseb), das secretarias de Meio Ambiente e de Indústria, Comércio e Turismo de Barcarena; da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração de Marabá (Sicom) e da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM).